Hitachi Construction Machinery - América do Norte
A Hitachi Construction Machinery – Americas lança os caminhões fora-de-estrada de chassi rígido EH3500AC-3 e EH4000AC-3
3 de agosto de 2015

Caminhão fora-de-estrada de corrente alternada com sistema de controle que proporciona estabilidade operacional

MOLINE, Ill. (3 de agosto de 2015) – A Hitachi Construction Machinery – Américas anunciou hoje o lançamento de dois modelos de caminhões fora-de-estrada projetados para uso em operações de mineração de larga escala, o EH3500AC-3 (carga útil nominal com equipamento padrão de 200 toneladas curtas, peso operacional bruto ideal da máquina de 709.888 lb) e o EH4000AC-3 (carga útil nominal com equipamento padrão de 243,6 toneladas curtas, peso operacional bruto ideal da máquina de 846.575 lb).

Os dois modelos de caminhão fora-de-estrada estão equipados com um avançado comando de corrente alternada que foi desenvolvido com tecnologias do Hitachi Group empregadas em modelos convencionais. As melhorias incluem vários sensores que fornecem informações sobre as condições de transmissão. O resultado é o sistema de comando elétrico Hitachi, que reduz o deslizamento de pneus na aceleração e bloqueio de pneus durante a frenagem, e evita a oscilação do chassis na frente e atrás e derrapagem do pneu ao dirigir.

Além disso, para atender o pedido de consumidores de todo o mundo, a Hitachi está dando aos clientes fora da América do Norte a oportunidade de escolher motores de duas empresas diferentes. Esta opção também está disponível para o caminhão fora-de-estrada EH5000AC-3, lançado em fevereiro de 2013.

O lançamento desses dois modelos de caminhão fora-de-estrada completa a linha da série EH AC-3 de caminhões fora-de-estrada equipados com comando de corrente alternada. Juntamente com as escavadeiras hidráulicas ultragrandes da empresa, para as quais a Hitachi tem uma alta participação de mercado, a Hitachi planeja fornecer esses modelos de caminhões fora-de-estrada para contribuir para a melhoria da produtividade em minas em todo o mundo.

Principais características

1. Mais mobilidade e produtividade

A Hitachi une o comando de corrente alternada, que tem um inversor IGBT de alta capacidade de carga, com software de controle de transmissão que foi desenvolvido em conjunto com outras empresas do Hitachi Group, para obter um sistema que se destaca no controle da velocidade e do torque do motor de translação.

Seja para recomeçar depois de uma parada, subir rampas ou executar manobras, o sistema fornece a quantidade ideal de potência individual para cada um dos motores de translação a fim de proporcionar uma operação suave e rápida.

Além de adicionar vários sensores que detectam o movimento do veículo, esta é a primeira vez nesta classe de máquinas que os modelos empregam o sistema de comando elétrico Hitachi, que visa alcançar maior desempenho do controle de transmissão, reduzindo o deslizamento de pneus na aceleração e o travamento de pneus na frenagem, além de impedir oscilações do chassis para frente e para trás e derrapagem ao dirigir. Consequentemente, os caminhões alcançam um desempenho de translação sólido e constante que garante tempos de ciclo de transporte mais estáveis no canteiro de obras, o que contribui para maior produtividade.

Esses dois modelos também apresentam potentes freios elétricos que são ativados durante a condução em declive. Uma vez que esses caminhões não exigem o uso de freios mecânicos durante a condução normal, não só a desaceleração fica mais suave, mas também a manutenção dos freios mecânicos apresenta menor necessidade de realização.

2. Maior operabilidade

Na ampla cabine, que é capaz de abrigar dois assentos de tamanho normal, um grande monitor LCD está localizado na base da alavanca. O visor é facilmente visível e fornece rapidamente ao operador informações e avisos sobre as operações de transmissão, como velocidade de translação, rotação do motor e desempenho do transporte. Além disso, o monitor multilingue permite que os usuários vejam informações e avisos em seu próprio idioma, contribuindo assim para melhorar a facilidade de uso e a segurança.

Graças a um potente freio elétrico, os caminhões fora-de-estrada podem ser operados normalmente usando dois pedais, um para aceleração e outro para os freios. A facilidade de operação diminui a fadiga do operador.

A Hitachi colocou as alavancas e interruptores para operação da báscula no console central, tornando possível operar a báscula com uma só mão.

3. Mais confiabilidade e segurança

O projeto estrutural do chassi principal, incluindo o suporte da cabine, foi aprimorado e reforçado com base nas informações operacionais que a Hitachi recolheu em modelos convencionais usados em todo o mundo.

A empresa acrescentou um sensor de temperatura à área de rolamento do alternador e motor de transmissão, que são os principais componentes do comando de corrente alternada. Um alarme soa quando o sensor detecta uma geração de calor anormal e restringe as operações de condução para evitar danos súbitos à máquina.

Foram feitas melhorias ao sistema de medição de carga útil nominal para aumentar a confiabilidade das medições de volume de produção em locais de mineração. Os erros de medição foram reduzidos, refletindo as mudanças no peso do combustível dentro do tanque de combustível na carga útil nominal.

As ROPS e FOPS foram integradas a todas as cabines de caminhão como requisito de segurança padrão para suportar o impacto de queda de objetos ou capotamento do caminhão. Outras características de segurança padrão incluem dois espelhos com câmeras dianteira e traseira para fornecer ampla visibilidade do perímetro do caminhão, amplas escadas de acesso ao caminhão e quatro interruptores de parada do motor localizados fora da cabine para permitir que o operador desligue o motor em situação de emergência durante a manutenção. Além disso, a ampla cabine tem muito espaço para as pernas, para melhorar o ambiente operacional.

A característica de sistema de suporte à visão periférica fornece outra visão para auxiliar o operador.

4. Manutenção e capacidade de serviço superiores

A válvula de exaustão do evacuador para o filtro de sucção do motor e a bomba de graxa elétrica estão entre as novas características adicionadas para melhorar ainda mais a manutenção diária.

Outras características padrão de manutenção incluem uma suspensão dianteira de braço arrastado que permite a remoção do coxim sem remoção do pneu, um sistema de autolubrificação centralizado acessível a partir do solo, uma caixa de bateria e relés localizada no para-choque dianteiro para facilitar o acesso e um deck de manutenção na traseira da cabine.

Fora da América do Norte, a Hitachi agora oferece aos clientes a opção de escolher entre o motor padrão da Cummins Inc. e um da MTU Friedrichshafen GmbH.

Faça download de uma versão em PDF desse novo lançamento.

Imagem em alta resolução do EH3500AC-3 Clique para fazer download de uma imagem em alta resolução do EH3500AC-3.

Imagem em alta resolução do EH4000AC-3 Clique para fazer download de uma imagem em alta resolução do EH4000AC-3.

Contatos para imprensa

Inga Rundquist
MindFire Communications
F: 855.646.3347